press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/42
Clique nas setas para ver galeria de fotos

Sítio de 5 hectares em São Roque que desde 1978 aguardava a construção do refúgio de descanso da família. O desejo, inspirado por uma propriedade sul africana visitada pela proprietária, era construir uma casa de terra.

 

Convidamos assim o arquiteto Alain Mantchev, especializado em arquitetura de terra pelo CRAterre de Grenoble (França). Com muita sensibilidade para capturar as expectativas da família e os potenciais do terreno, Alain desenhou uma casa de aproximadamente 350 m² com quatro dormitórios. Com dois pavimentos, ela tem estrutura de concreto e paredes de pedra no piso inferior e estrutura de madeira com paredes de pilão e de tijolo no andar superior. O conforto térmico e a eficiência energética dessas soluções são adequados ao clima da região. Portas e janelas de pinho de riga de demolição favorecem  a iluminação natural.

 

Implantamos também um projeto de manejo integrado de água com abastecimento por meio da captação superficial do manancial da propriedade e reintegração ecológica da água no sistema, orientado pelo colega e especialista Guilherme Castanha. Nessa obra, a Artesania cuida de A a Z: da arquitetura, à escolha dos especialistas de projetos complementares até a execução da construção.​

Ficha técnica:

Status: Obra em andamento

Cidade: São Roque (SP)

Área do terreno: 51.351,00 m²

Área construída: 356,11 m²

Arquitetura: Alain Mantchev

Consultora Execução Taipas: Denis Hamai

Concreto: Deghiara Engenharia

Madeira: Carpinteria

​Água: Fluxus Design Ecológico

Esquadrias: 3 Irmãos

Gerenciamento e Construção: Artesania